Atualmente atuo como analista de dados independente, atendendo demandas de projetos científicos em geral. A maior parte do meu trabalho é desenvolvido usando R, embora também use Python, SQL, HTML e CSS, em menor escala. A isso, soma-se minha experiência com biologia da conservação e filogenia molecular.
Minhas principais atividades incluem:
Avaliação do risco de extinção cerca de 3.000 espécies de plantas nativas do Brasil, para consolidação da Lista Nacional Oficial de Espécies Ameaçadas, junto a uma vasta rede de especialistas, em parcerias nacionais e internacionais.
Editoração e redação de relatórios, material de divulgação, capítulos de livros e textos técnico/científicos, em português e inglês.
Coleta e tratamento de material botânico em campo
Principais projetos de atuação:
tidyverse
e r-base.
ggplot2
e criação de relatórios usando R markdown
.pandas
, Matplotlib
e SeaBorn
.R Markdown
ou reticulate
.Sou mestre (2018) e bacharel (2012) em genética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em ambos projetos, procurei fazer uso da bioinformática para investigar a relação entre a conservação e história evolutiva de diferentes grupos. Em meu mestrado, analisei a diversidade filogenética de grupos de plantas nativas do Brasil, cruzando dados de filogenia, registros de ocorrência, conservação e taxonomia. Em meu bacharelado, analisei o tempo de especiação de golfinhos do gênero Sotalia, usando inferência bayesiana. Em ambos casos, fui orientado pelo Professor Doutor Carlos Guerra Schrago. Em ambas especializações, fiz vasto uso da bioinformática para processar dados e responder perguntas.
Um pouco mais da minha trajetória pode ser vista em meu site pessoal, bem como meu código em meu GitHub ou GitPages. Parte da minha fotografia está no meu instagram. Minhas publicações, cursos e outros projetos científicos podem ser conferidos em meu Research Gate ou Currículo Lattes.